Como plantar maconha? Conceitos Básicos de Iluminação

Esses são conceitos básicos sobre iluminação, luz e cores, extraídos do site sobre aquariofília:Aqüalândia
Para quem se interessa em aprender sobre iluminação para manter ecossistemas e organismos, dar uma pesquisada em sites sobre aquariofília é excelente.

"CARACTERÍSTICAS DA LUZ"

Na hora de falar de luz, entram em jogo muitos fatores para poder entender as característica de cada tipo de luz. Assim mesmo, estas características produzem um série de efeitos sobre a biologia dos seres vivos. Por tanto, será preciso esclarecer a priori todos os conceitos que entram em jogo para poder realizar uma valorização adequada. Por isso, vamos entender e conhecer de forma clara.
Se alguém nos pergunta que cor tem a luz, diríamos que em todo caso é branco. Bem, eu concordo, mas muita gente desconhece é que esse branco é na realidade a soma de muitas cores. Todas as cores visíveis do espectro de luz juntos, dão aparência branca.

Podemos exemplificar isso, falando do arco-íris, este fenômeno nada mais é do que a descomposição da luz quando essa passa pela água, constituindo esta última como um filtro que descompõe essa luz branca em todos seu componentes.

O mesmo se pode observar quando usamos um disco pintado com todas as cores primárias e giramos rapidamente. O efeito ótico produzido é que as cores desaparecem e que da uma impressão de estarmos vendo a cor branca.

Quando vemos qualquer tipo de cor, realmente o que vemos é a soma de várias cores e a impressão conjunta que nos dá como resultado a cor que vemos.

O Ser humano não percebe a luz de forma objetiva, vemos muito mais a luz verde e amarela do que a luz azul a roxa. Por isso, um aquário marinho com uma luz actínia nos parece sombrio, quando realmente não está.

As propriedades da luz são sua longitude de onda, sua energia e sua intensidade.

A longitude de onda é uma simples medida entre a distancia entre cristas de duas ondas. Se mede a distância entre elas utilizando o sistema métrico decimal. As ondas de rádio mais largas podem medir uns 30 metros. A unidade que se utiliza para medir a longitude de onda é o nanômetro (nm).

A freqüência é portanto às vezes que se emite uma onda por uma luz em um mesmo espaço. Dentro de uma luz, tal e como temos visto antes é um conjunto de várias cores. Cada uma desta cores tem diferentes longitudes de onda.

A intensidade é a própria emissão de luz por parte de uma fonte luminosa que é expressa em lumens. Este fator é o que adquire maior importância na hora de considerar a iluminação na Aquariofilia.

Quando se adquire uma lâmpada, uns dos fatores a analisar será a intensidade. Algumas vezes as luzes artificiais vem com dois números referidos a sua intensidade. O primeiro número se refere a intensidade da lâmpada nova e o segundo se refere a intensidade já com horas de funcionamento (vida média)



"ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES"

O que é a luz?
É a radiação luminosa emitida pela excitação de um corpo em forma de energia visível. Esta radiação ao produzir-se na zona de espectro visível, nos permite ver objetos e cores.

O que são as fontes luminosas?
A excitação dos corpos luminosos podem ser de origem térmica como o Sol, ou de origem luminescente, como os raios de um relâmpago. Existem duas grandes famílias de fontes luminosas: a incandescente e a luminescente.

O que são as lâmpadas?
São fontes luminosas de origem elétrica. As lâmpadas com filamento produzem luz por incandescência. Existem vária lâmpadas de luz mesclada, isto é, produzem luz por incandescência e luminescência e fotoluminescência, como são as fluorescentes.

O espectro:
A mescla de todos as cores que compõem a luz que emite uma fonte luminosa que constitui seu espectro. O Sol e as lâmpadas incandescentes produzem um espectro contínuo, já as lâmpadas de descarga são descontinuo.

Espectro visível:
É situado desde o ultravioleta ao infravermelho entre os 400 nm, e 700 nm, de longitude de onda. Constituem a luz azul, a luz verde, a luz amarela e a luz roxa.

Longitude de onda:
É a distância entre duas cristas contínuas de uma onda medida em nanômetros (nm)

Temperatura da cor:
É a temperatura em graus Kelvin o qual um corpo negro (Planck) deve ser esquentado para que emita luz estável com uma determinada cor. Dito com outras palavras, é a expressão numérica em grau Kelvin do espectro de uma luz.

A luz amarela ou a roxa (quente) tem uma temperatura de cor de uns 3000 graus kelvin. A luz azul (fria) tem uma temperatura de cor uns 10000 graus Kelvin. A luz do Sol tem uma temperatura de cor de uns 5000 graus Kelvin, e uns 2000 graus Kelvin quando está no horizonte. Conhecendo a temperatura da cor de uma luz sabemos se é adequada para seu uso nos aquários.

Temperatura de Cor (Kelvin):
Kelvin é a medida para expressar a cor de incandescência da lâmpada. Encontradas com vários valores de temperatura de cor (Kelvins) de 4500K a 10000K . Lembrando que, quanto maior a temperatura de Cor, maior será tendência de emissão da luz para a cor Azul e natural.
Exp.: 4500K- amarelada – 10000K- Azulada.

Índice de reprodução cromática (ICR)
É a capacidade que tem a fonte luminosa de reproduzir as distintos cores do objeto iluminado com referência a luz solar. É uma escala que vai de 0 a 100. O valor máximo é constituído pela luz solar às 12:00 hs sem nuvens.

É a relação existente entre o fluxo luminoso e a potência absorvida. Se expressa em lumens/watt. Nossa capacidade para perceber a luz não é a mesma para todo o espectro. Vemos muito mais a luz amarela e verde do que as demais. Por isso 1 watt de luz amarela nos parece que emite muito mais luz que 1 watt de luz azul ou roxa. Por tanto, pode-se alegar a conclusão de que uma lâmpada com mais eficácia pode ter menos eficiência. Tudo dependerá da quantidade de amarelo que produzirá!

Eficiência do fluxo luminoso:
É aquela parte proporcional de energia que a lâmpada consome que é convertida em luz visível medida em lumens.

As lâmpadas incandescentes tem uma eficácia muito baixa, pois convertem a maior parte da energia que consomem em calor, e não em luz.

O limite técnico para a medição da luz verde é de 680 lm/w. O da luz branca é de 225 lm/w.

Iluminância
É o fluxo que recebe uma determinada superfície situada a uma certa distância da fonte. Se mede em luxes, estes são o resultado da relação entre a intensidade luminosa e a distância ao quadrado (lm/d2). Se pode medir com a ajuda de um luxômetro.

Lux
É a incidência perpendicular de um lúmen em uma superfície de 1 metro quadrado. Um lux equivale a 0.0929 lumens.

Lúmen
É a quantidade de luz visível que emite uma lâmpada em todas as direções.

Fonte:Aqüalândia 
Recomendado por Sergio vidal: