Como plantar maconha? Guia Completo Para Podas, Treinamento E Limpeza


Tópico Original:
A Complete Guide to Topping, Training and Pruning 
Postado por Kodiak, no Icmag

http://www.icmag.com...ad.php?t=115377

PODAS

O "Topping", ou a "Poda top", se dá quando retiramos o topo do ramo principal, cortando o caule. Dessa forma stimulamos a planta, para que cresça arbustosa, com muitos ramos, ao invés do grande ramo principal que temos nas não podadas, "Árvores de Natal". 

A razão para as plantas se comportarem dessa forma, está relacionada com seu centro de controle de crescimento, o sistema de transporte de auxinas, está localizado no ápice do ramo principal. Pigmentos sensoriais nas folhas, informam à planta de várias coisas, por exemplo, quanta luz uam folha, de determinada localização está recebendo, isso permite que a planta regule o envio de energia ou hormônios em todas as suas partes. 

O mecanismo por trás do sistema de de transporte de auxinas é um pouco complexo, envolvendo moléculas mensageiras, hormônios de crescimento e proteínas específicas que ativam tudo, desde o período vegetativo até a floração da planta. Alguns dos aspectos desse mecanismo, ainda sõa desconhecidos, e estão sendo pesquisados. O que se sabe entretanto, é queo centro de controle está baseado no ápice, e está ligado também , aos pigmentos sensoriais localizados nas folhas.

Retirando o topo principal, a comunicação entre o ápice e as folhas, é interrompida, com isso a planta assume o próximo ramo, como o principal. Isso significa que os ramos secundários, do nó abaixo começaram a crescer mais rápido e ganhar peso. Esses ramos geralmente crescem lentamente se não retirarmos o topo.

Posted Image



Na maioria das vezes essa transição é bem rápida, mas algumas planntas que respondem mal a poda top, podem ter seu crescimento "travado" por um tempo. è possível fazer a Poda top, várias vezes, cada vez o número de ramos vai dobrar.
Dê algum tempo para que as plantas cresçam antes de podar, se ela for podada muito cedo, pode travar por um tempo. Você deve observar para decidir, uma vez que aplanta pareça forte o suficiente, você pode começar a podar e treinar. 

Posted Image

Esse é um bom jeito de treinar sua planta se você quer aproveitar ao máximo o espaço. A Poda top também também é um ótimo maio de controlar o crescimento de plantas que tendem a esticar demais, pois cada vez que o topo for retirado, a planta vai redirecionar a energia para um número maior de ramos. Os ramos novos não vão crescer tão grandes quanto o principal mas deverão render, geralmente, uma colheita maior. 

Posted Image

Existe ainda a técnica chamada de "FIM (Fuck I Missed) topping". Seria tipo, a Poda "EP (Errei, Porra!) Top". Deixando uma pequena porção da parte que está crescendo no ramo principal, fará com que a planta assuma que 4 ramos, ao invés de 2, são os ramos principais e eles crescerão mais, inclusive em comprimento. O sucesso nessa poda é geralmente devido a sorte, mas você deve fazer um corte circular, de modo que a parte restante forme uma "taça". Entretanto o mesmo resultado pode ser obtido fazendo a top 2 vezes.

Posted Image
Algumas Plantas em vários estágios de treinamento

TREINAMENTO

Podar a planta é apenas o primeiro estágio no processo de treinamento da planta para uma colheita otimizada. Depois de podar a planta várias vezes e ela começa a ganhar tamanho, é hora de começar a treiná-la. 

Não é obrigatório podar a planta para treiná-la. Algumas pessoas preferem não podar, e ao invés disso, tombar o topo, até o nível do chão. Isso terá o mesmo efeito da retirada do topo, mais uma vez por conta do mecanismo de transporte de auxinas, como o topo passa a ter uma posição abaixo dos demais ramos a planta passa a direcionar o crescimento mais para esses ramos que ficaram acima, como se esses fossem os principais.

Posted Image

Esse tipo de treinamento é chamado de LST (Low Stress Training- Treinamento com baixo stress). Enquanto o ramo principal for mantido abaixo dos que o cercam, eles irão crescer mais rápido.

Esses diagramas, postados originalmente pelo big_buddha, dão uma boa noção do que está sendo dito. Esses diagramas são excelentes, Muito obrigado a quem os criou.

Posted Image
Nesse diagrama, vemos uma planta podada depois do quarto nó, com a retirada das Fan Leaves de um dos lados(????)
Posted Image
Diagrama 2, deve-se amarrar primeiro a base da planta, para impedir que a mesma seja arrancada do solo, depois tombar o topo. Lembrando que é melhor treinar a planta estiver mais seca, se ela tiver sido regada estará mais rígida e propensa a quebrar.
Diagrama 3, amarrando as fan leaves para deixar passar mais luz para os ramos

Posted Image
Diagrama 4, ilustrando como os ramos começarão a crescer mais e aplanta ajustando seu crescimento.
Diagrama 5, usando mais amarras, para ajustar os ramos, formando uma superfície mais regular, e aproveitando toda a luz mais eficientemente.


É possível amarrar cada ramo novo que cresce, o que resultará numa palnta como um arbusto denso. O LST, combinado com a poda, pode ser um meio muito efetivo de criar uma planta que aproveite todo o espaço disponível. O truque , é podar a cada novo nó, e amarrar para deixar o espaço entre os nós o menor possível. esse tipo de treinamento leva a=lgum tempo, e não tem meio de conseguir bons resultados com pressa. Como você pode ver a planta na figura abaixo foi podada e amarrada, se prestar atenção, você conseguirá ver onde os ramos foram amarrados ao vaso.

Posted Image

Existem muitas formas de se treinar uma planta, cada planta requer um tratamento diferente. O objetivo entretanto, é ter uma planta como da figura acima. Uma vez que esta planta for para a floração, ela terá muitos ramos e muitos nós, você provavelmente pode visualizar o que digo. Uma vez que o arbusto ganhe tamanho e comece a esticar, você deverá começar a fazer podas de limpeza, com cuidado e seletivamente.

Só para ilustrar como as plantas podem ser treinadas de maneiras diferentes, aí vão algumas fotos de plantas em estágio inicila de treinamento, todas foram podadas antes. Treinando uma planta você pode evitar que ela estique demais, principalmente em Sativas tropicais.

Posted Image
Essa Haze estava esticando demais, então foi podada e treinada para que crescesse em torno de si própria

Posted Image
A Kali Mist que não responde bem a poda, foi amarrada com os ramos horizontalmente, para retardar seu crescimento. No final essa planta preferiu crescer com buds principais, então parei de treinar um pouco depois. Algumas planta resistirão a qualquer tentativa, e irão responder mal a qualquer tentativa que você fizer. Estas plantas provavelmente renderão mais se ficarem sem podas. 

Posted Image
Este é um exemplo de uma Ingemar’s Punch, que foi submetida a bastante LST. esta planta parece mais uma videira do que um arbusto, aqui o objetivo é deixar a planta o mais baixo possível, mas geralmente deixamos a planta crescer mais para render mais. Esse exemplo entretanto, ilustra a possibilidade que temos quando se trata de treinamento.
Lembre-se que mesmo que seu grow, seja limitado em altura, você não fica restrito a cultivar lowryders e plantas de meno, ua vezque qualquer planta pode ser treinada de muitas maneiras diferentes. Isso abre possibilidades para grows stealth e grows em torres de PC. Você só precisa deicar algum tempo para o treinamento no vegetativo, e talvez durante a flora também, como no exemplo acima, tudo é possível.

SCROG

Posted Image

Scrog, ou "Screen of Green" (Tela de Verde) é feito, suspendendo uma rede acima das plantas, e direcioná-las para crescer através dela. Isso torna mais fácil separar os ramos para que eles cubram toda a área do grow. A rede serve ainda de suporte para os buds, para quando eles ficarem pesados por conta da floração. Isso dispensa o uso de ventilador para fortalecer o caule, já que a planta estará sempre apoiada. 

Geralmente eu treino as plantas por até 3 meses antes de trocar o foroperíodo, o que quer dizer que elas estão bem ramificadas e grandes em tamanho. Entretanto as plantas podem ser mantidas bem baixas com o treinamento, meu objetivo é fazer plantas grandes e cheias, para produzir os maiores buds possíveis. Devido ao longo período vegetativo, as plantas estão fortes e saudáveis, com muitos bud sites.

Eu tento manter o nível dos ramos constante, podando os tops, mas as vezes é impossível, especialmente quando cultivamos Indicas e Sativas juntas.As vezes a única opção é amarrar os maiores ramos para os cantos do grow, as vezes a únca o pão é amarrar o ramo principal horizontalmente, como se estivessem deitados na rede, o que pde ficar um pouco estranho, porque os buds crescerão para cima, perpendiculares ao ramo.

A idéia básica do treinamento deve estar pronta quando for começar a flora, e crescer através da rede. As vezes é necessário uma segunda rede a cima, se as palntas precisarem de mais suporte.

existem outros meios de se fazer SCROG, algumas pessoas colocam a rede com um lado mais alto que o outro, aumentando a superficie para distribuir os Buds.

PODA DE LIMPEZA

Posted Image

Quando as plantas crescem sem interferência, normalmente vai ter mais ramos do que pode desenvolver plenamente. Isso significa que que muita energia é desperdiçada nos ramos menores, principalmente os mais baixos. A energia necessária é tão espalhada, que em casos extremos a flora chega a demorar bem mais tempo pra completar, somente porque a planta tenta suprir todos os locais com energia igualmente. Removendo alguns dos ramos menos importantes e mais fracos, você garante que os maiores produzirão mais buds de boa qualidade. Os buds de ramos mais baixos, que recebem pouca luz, geralmente finalizam como umas “pop corns”, buds pequenos que nunca estão realmente maduros, então o melhor é removê-los antecipadamente. Você atua planejando o investimento da sua planta. Observe o crescimento e remova qualquer ramo que tenha grande espaço entre os nós e qulquer ramo que fique significativamente mais baixo que os tops.Esses ramos vão ter muito pouca luz, e terão muita dificuldade para encontrar o caminho para uma área melhor iluminada. Na maior parte do tempo eu removo quase tudo que cresca abaixo da tela de SCROG, só deixo as Fan Leafs intactas até que caia naturalmente, após aplanta recuperar a energia. 

Quando se trata de retirar matéria vegetal da planta, as opiniões divergem, alguns removem as folhas, e outro, como eu preferem não tirar. Eu tentei os dois métodos e posso dizer, que não há efeito positivo em retirar as folhas. Tenha em mente que as Fans, são a fonte priméria da fotossíntese, e que a planta também armazena energia ali. Retirando as folhas você prejudica em dobro, diminuindo a capacidade de produzir energia e removendo energia que já estava armazenada para uso futuro. Além do mais, apesar disso não ficar visível a olho nu, a luz na verdade passa através das folhas, o que explica algumas folhas de baixo que mantém-se verde até o fim do cultivo. É melhor posicionar as folhas que cubram os topos, ou amarrá-las, para que mais luz chegue aos Buds. Uma vez que a maioria da atividade de fotossíntese ocorre na folhas maiores, os buds propriamnete ditos não necessitam de luz, em outras palavras, os Bud sites são ativados pela luz, quando essa atinge o nó mas a energia é produzida e transportadapara os budsa, pelas folhas. É aí que a rede de SCROG também é útil, você pode amarrar as folhas, com isso permitindo maior passagem de luz, sem ter perda de energia.

Podas e amarras também são uma ótima maneira de manter Madres menores. 

A combinação das técnicas descritas sempre me deram o melhor resultado. Eu já cultivei de toda forma possível, e Podas amarras e limpeza, sempre me deram as maiores colheitas disparado. Tod grow é diferente, assim como as strains são diferentes também, aliás, toa planta é diferente da outra, então é preciso testar o que funciona melhor pra você, mas espero que esse guia dê uma idéia de como eu aplico as técnicas. 


Fonte: www.growroom.net
By grower1977 - GR