Bho - Butane Honey Oil - Extração de resina com gás butano

Ingredientes -

1 tubo de BHO (Tubo, rolha, filtro)
1 Lata de gas butano de Isqueiro refinado 
1 tigela estilo "pyrex"
15-30 gramas de bagulho
1 Gillete


Ha uns anos atras entrei numa clinica de Cannabis Medicinal e comprei um hashish muito diferente do que eu havia fumado. Parecia uma balinha soft dourada quase amarela com um cheiro intenso de limoes e pinho. Nunca tinha cheirado um hashish tao forte, e quando fumei com amigos ninguem acreditava que era hashish, muito potente a coisa e deliciosa ao mesmo tempo. Assim que a chama tocava no nele, o hash derretia e a onda batia instantaneamente e tao forte que aliava todas as dores do meu corpo, mas ao mesmo tempo me dava uma pilha de levantar e fazer coisas e nao de ficar ali babando no sofa como outros hashishes me deixam as vezes.

Depois de uns meses descobri que aquilo na verdade era BHO, ou oleo de hashish concentrado. Descobri que online vende um tubo pra fazer o BHO, mas eh meio caro e da pra fazer por um decimo do preco em casa. O processo de fazer o BHO eh simples mas requer certos cuidados. Se trata de extrair o THC e os quimicos responsaveis pelo cheiro da flor, mas sem extrair coisas que nao queremos como a clorofila, mofo, ou outras coisas que possam ter contaminado a erva. Alem de ser muito mais forte que o hashish feito na peneira ou com gelo/bubble bags, tambem eh muito puro, e pode ser usado em comida ou em pilulas de hashish (depois falo mais sobre estes).

O processo eh rapido e nao requere muitas despesas.

APENAS QUE SE TOME MUITO CUIDADO COM O PERIGO DE USAR GAS INFLAMAVEL.
Basicamente se trata de meter erva num tubo e se usar o gas de isqueiro(gas butano) para fazer um banho filtrando o gas liquido e desse banho quando o gas evapora, sobra o BHO. Dependendo da qualidade da erva usada(folha cristalizada ou berlotas), do gas (refinado de boa qualidade) e de como foi limpado/evaporado, o oleo pode sair meio melado e escuro que seria de uma qualidade inferior:

Posted Image


como tambem pode sair do jeito que eu gosto - "balinha Soft" kkkk:

Posted Image


Posted Image


Posted Image



A peca principal eh o tubo, que deve ser entre 50 e 60 centimetros e diametro um pouco mais grosso que um cabo de vassoura rsrsrs.. Pode ser um tubo de aco ou vidro e aberto dos dois lados, tambem pode ser feito de um metal que nao reage com o gas butano. Acho que cobre nao eh recomendado.
Tem um website que alguns de voces devem conhecer o okief ponto com. O primeiro que tive, comprei la, nem acho que eh de aco. Esse que eles vendem tem perninha pra ficar em pe e tudo mais, so que nao eh necessario. Um tubo normal serve, a unica razao de ter pernas eh pra ficar em pe e porque o tubo fica frio quando o gas passa pela erva e pelo tubo.


Tubo de ferro com "pernas" desmontado - Posted Image 

Tubo de ferro montado - Posted Image

Tubo de vidro sem "pernas" - Posted Image

Na foto acima (tubo de vidro), da pra ver que o bagulho ja esta dentro do tubo. Pode se usar folhas cristalizadas ou berlotas ou uma mistura dos dois. Tem muita gente que moe a erva antes de entupir o tubo, eu nao recomendo porque faz com que o oleo saia meleca e de baixa qualidade, a manha e deixar as berlotas e folhas cristalizadas o mais intactas o possivel. Encha o tubo pelos dois lados, mas nao soque ate ficar duro, eu geralmente ponho umas 15 a 20 gramas de erva, dependendo do tamanho do tubo.

Quando o tubo estiver cheio, de um lado voce mete uma rolha com buraco no meio pro gas passar -

Posted Image


Do outro lado do tubo voce coloca um filtro de tela ou de ferro (ver foto acima do tubo desmontado com tela de ferro), pode ate ser filtro de cafe. Na foto de baixo o cara usou tubos de aco de contagotas industriais daqueles gigantes de por marinado em peru assado e com cintas de ferro usou filtros de cafe. Pode se usar ligas de borracha mesmo nos filtros de cafe, nao precisa usar ferro - 


Posted Image



Agora o tubo esta pronto para o banho. O gas usado tem que ser filtrado e refinado. O importante eh que seja um gas bom para isqueiros e que nao tenha aquele cheiro de ovo podre que outros gases inferiores usam para detectar vazamentos. Este butano eh para isqueiros e se encontra em tabacarias -

Posted Image


Agora esta na hora de passar o gas no bagulho pra tirar o oleo. O gas vai sair do tubo em forma liquida, entao se usa um recipiente de pyrex pra catar o liquido que vai passar pela erva no tubo, veja como meu tubo okief tem tela de ferro, eh mais resistente, em quanto os de cafe sao descartaveis.. -

Posted Image


Na foto acima, eu peguei o tubo e virei de cabeca pra baixo pra acoplar na rolha, meti o adaptadorzinho que vem na tampa do gas (pra caber bem no buraco da rolha) e apertei pra baixo ja com o bico dentro da rolha ate todo o gas liquido escorrer pela erva no tubo. Na foto acima da pra ver o liquido dourado escorrendo e caindo no pyrex. O gas logo logo comeca a borbulhar de leve, e pra ajudar a limpar/evaporar todo, se poe em outro recipiente maior flutuando em banho maria em cima de agua morna pro gas evaporar. EM 5 minutos o gas evapora todo, mas tem que ter cuidado porque eh nessa hora que nao se pode ter nenhuma chama por perto senao pode explodir e pegar fogo, tem que esperar ate o gas se dissipar por isso se aconselha a fazer o oleo em local aberto e sem chama por perto.

No comecinho quando o gas evapora no banho maria em agua morna (nao faca em cima do forno!) o oleo vai fazer bolhas em quanto o restinho do gas evapora-


Posted Image


Posted Image



Depois de evaporado se pode raspar o oleo ja pronto pra fumar.

Posted Image


Mas o oleo provavelmente saira pegajoso e meio forte porque o gas nao evaporou conpletamente, meio escuro e com bolhinhas presas dentro. A manha (aprendi depois de muitas vezes fazendo) eh fazer banho maria varias vezes em um periodo de 2 horas alternando entre frio e agua morna e depois deixar por 24 ou 48 horas secando no pyrex SEM RASPAR ou mexer perto de um computador ou local seco tipo monitor de computador, dvd, etc. 

Posted Image

Dai no segundo ou terceiro dia se esquenta de novo em banho maria e se raspa quando estiver um pouco mole. Esse periodo de 2 dias e varias limpezas em banho maria sao o que vao te dar o oleo de melhor qualidade,suave pra fumar e fortissimo..

A penultima foto a cima com o oleo ja raspado na gillete, so foi limpada por 5 minutos em agua morna. Ja esta maravilha da foto de baixo, foram 2 horas alternando na agua morna por 30 minutos,agua fria por 30, e deixado pra "descansar" por 2 dias secando no pyrex espalhado, sem mexer..so raspado no segundo dia, o que da a consistencia dura e limpa -


Posted Image

Posted Image

Fonte: Growroom.net


Absoluto - Purificando O Bho



Esses dias encontrei uns tópicos interessantes de um russo sobre purificação de BHO.

O que ele explica é que o que chamamos de BHO é na verdade o que no ramo de extração de óleos essenciais se chama de "concreto". Ao purificar o concreto com álcool de cereais (96% ou melhor) obtem-se o óleo absoluto.

Uma breve explicação sobre concreto e absoluto que encontrei:

Quote
Extração por Solvente

Um outro método de extração usado para se conseguir o óleo essencial de delicadas plantas é a extração por solvente. Neste processo um químico como o hexano (ou no nosso caso butano refinado/desodorizado) é usado para extrair os compostos aromáticos da planta. Isto fornece um produto chamado de concreto. O concreto pode ser dissolvido em álcool de cereais para remover o solvente. Quando o álcool evapora, o absoluto aparece.

A extração por solvente tem suas desvantagens, porém. Resíduos do solvente podem ficr no absoluto e causar alteração no odor, por exemplo, e dependendo da matéria prima, inclusive pode ocorrer alterações químicas importantes.

No processo de extração do concreto obtém-se não somente o óleo essencial, mas também ceras, parafinas, gorduras e pigmentos. Nesta caso o concreto acaba tendo uma constituição pastosa (o concreto do Jasmim real possui em torno de 55% de óleo essencial).

Já o absoluto, além de fazer uma limpeza dos solventes anteriormente empregados, também purifica a mistura das ceras, parafinas e substâncias gordurosas presentes, o que leva o produto final a ter uma consistência mais líquida*. O teor de solvente no produto final pode variar de menos de 1% até 6%.

* No caso de extratos canábicos, é possível deixar o produto final com consistência seca e quebradiça em temperatura ambiente, dependendo da qualidade da resina nos buds.

Para transformar o concreto canábico em óleo absoluto canábico, basta diluir o mesmo em álcool de cereais (96% ou melhor) previamente congelado no freezer durante algumas horas (de preferência 24h).

Observações

Pude perceber lendo as responsas no tópico do russo que eles congelam a lata de butano, o extrator e a travessa de vidro usada para coleta do gás para evitar evaporação precoce do butano.

Há um outro método interessante usado pelo russo onde ele usa uma garrafa térmica adaptada com um furo e adaptador de bico de isqueiro na tampa, que ele congela com os buds, depois enche a lata com os buds dentro como se estivesse enchendo um isqueiro, deixa os buds no butano durante uns 10 minutos (ele até coloca no freezer, mas se forem fazer isso, cuidado para desligar o freezer antes para não explodir tudo!), depois ele filtra essa solução com coador de café e despeja o líquido em uma travessa de vidro para proceder com a evaporação e posterior transformação do concreto em absoluto. Ele tb usa uma jarra para cafeteira de vidro para extrair usando este método. 

Absolute Amber from Banana Silver Ladyboys

Na assinatura do cara tem outros links interessantes. 


Fonte: Growroom.net