Como criar uma mãe bonsai para clones ilimitados

Este tutorial de crescimento é uma versão resumida do artigo clássico "Como manter uma mãe bonsai", escrito pelo lendário Oldtimer1 . Embora o artigo original tenha sido publicado em 2000, esse método de treinamento de bonsai ressurgiu recentemente e está se tornando surpreendentemente popular para os cultivadores amadores. Com tantas pessoas crescendo em casa hoje em dia, essa técnica é mais útil agora do que nunca!

Este tutorial recém-atualizado ensinará como transformar uma planta de cannabis em uma mãe bonsai (dando acesso a clones gratuitos ilimitados!)


Mas o que é uma planta mãe?  A razão mais comum pela qual os cultivadores mantêm as “mães” é economizar dinheiro produzindo novas plantas de graça (ou pelo menos basicamente de graça). 

Em vez de ter que pagar por cada semente de um banco de sementes, uma planta-mãe pode ser usada para criar novos clones quase ilimitados. Além de não custar nada, novos clones são mais previsíveis do que sementes de cruzamentos aleatórios. As sementes carregam uma mistura de características de ambas as plantas progenitoras, enquanto cada clone cresce consistentemente como a mãe.

Tomar clones pode economizar uma tonelada de dinheiro versus comprar sementes, porque cada nova planta é simplesmente cortada da mãe e transformada em uma planta completa


A clonagem pode economizar muito dinheiro na compra de sementes individuais, mas a frugalidade não é a única razão para manter as plantas-mãe. Às vezes, trata-se de salvar uma excelente genética. Certas plantas de cannabis são tão especiais que imploram para serem clonadas para que mais pessoas possam apreciá-las. Se você identificar uma planta particularmente boa, poderá pegar clones dela e transformá-los em plantas-mãe. Você pode até levar clones no estágio de floração  se não puder deixar uma determinada planta ir embora. 

Os clones são feitos cortando as pontas dos galhos e plantando essas peças para que elas cresçam raízes. Essas "mudas" crescem em plantas completas que são um clone genético da mãe. Quando você as cultiva e as colhe, as características serão basicamente idênticas à planta mãe.

Por que você quereria uma mãe bonsai?

Ao contrário de um cultivador comercial, a maioria dos cultivadores domésticos não tem muito espaço para se dedicar exclusivamente à instalação de plantas-mãe. Manter cada mãe pequena, como uma árvore de bonsai, permite manter uma grande variedade de genética em um pequeno espaço de cultivo sem muita eletricidade. 

A técnica do bonsai mãe tornou-se um item básico para os produtores de interior que desejam manter uma enorme variedade de genética em um pequeno jardim de cannabis. Esta versão do tutorial elimina discussões extras e deixa apenas as instruções com imagens. Dessa forma, você pode ir direto ao bonsai. Mas se você tiver um tempo extra para uma discussão divertida e interessante, eu recomendo a leitura completa do artigo original por Oldtimer1 .

Neste tutorial, você aprenderá como criar e manter muitas plantas-mãe pequenas em um pequeno espaço de cultivo. Cada planta mãe pode produzir centenas de novos clones ao longo do tempo, então você basicamente ganha o poder de produzir novas plantas ilimitadas gratuitamente! 

Exemplo de uma planta de bonsai por Don de Marco


Parte 1: Como criar uma planta mãe dos bonsais

Este tutorial mostrará como criar uma planta mãe de bonsai totalmente estabelecida.

Esta mãe bonsai, se bem alimentada, poderá produzir de 10 a 30 estacas boas a cada 14 dias sob uma luz de cultivo HID ou a cada 20 dias sob luz de cultivo fluorescente. Isso significa que uma luz de loja de 4 pés x 2 pés com 18 plantas-mãe pode produzir uma produção de mais de 9500 mudas por ano.

Mamãe típica dos bonsais:

Isso não é uma produção intensiva, mas permite que o especialista mantenha uma boa seleção de variedades de linhagem em um espaço relativamente pequeno.

1.) Coloque a mãe escolhida em uma panela quadrada

Vamos começar transformando um corte enraizado em uma planta mãe. Isto é simples. A cada lote de clones, sempre existem alguns que se destacam porque geralmente parecem mais robustos e com melhor aparência. Escolha um ou dois deles para fazer sua mãe plantar. Lembre-se de que esta planta-mãe fornecerá mudas de 4 a 18 vezes por ano pelos próximos 3 a 15 anos; portanto, apenas o melhor fará.

Nota: Acho que os vasos quadrados são muito mais fáceis de lidar quando se trata de poda de raízes, como você verá mais adiante.

Escolha um totalmente enraizado através do corte e coloque em uma panela quadrada de 2,5 polegadas.


2.) Corte a planta para que tenha apenas 3-4 pontas de cultivo

Depois de escolher o corte, apare a parte de trás para deixar 3 ou 4 fotos laterais.

Vista do topo

3.) Manipule a planta em forma de “copo aberto” (abra no meio à medida que a planta cresce)

Os pequenos galhos que você deixou de antes se tornarão a estrutura principal da sua planta mãe. O objetivo é tentar fazê-los formar um copo aberto à medida que crescem. Os dois principais ramos geralmente crescem mais rapidamente, a menos que você tome medidas para equilibrar tudo. A sequência a seguir ajuda a criar uma planta mais simétrica.

  • Coloque os dois galhos mais altos no topo quando eles tiverem cerca de 10 cm de comprimento (aperte ou corte a ponta crescente logo acima do nó da folha).
  • Uma vez que os galhos restantes atinjam a mesma altura que os que você acabou de cobrir, cubra / aperte também as pontas de cultivo.
  • Esse processo de cobertura de vários galhos incentivará a formação de brotos laterais.
  • Remova todos os galhos que crescem no formato de copo central.

4.) Pegue o primeiro conjunto de clones

Depois de concluir a última etapa, você deverá ter de 6 a 8 ramos principais chegando. Quando atingem 10 a 15 cm de comprimento, podem ser considerados o seu primeiro conjunto de clones.

  • Corte-os novamente logo acima do primeiro nó foliar do novo crescimento

Nota: Confira a Parte 3 deste tutorial (abaixo) para obter mais detalhes e fotos de como tirar clones

Depois que as mudas foram tiradas, a mãe é apenas um pouquinho maior que a última vez que foi cortada, mas os galhos principais começarão a ficar mais grossos.

5.) Mova a planta mãe para um vaso maior

Depois de escolher o primeiro conjunto de estacas, é hora de passar para o próximo tamanho do pote. Um pote quadrado de 3 polegadas é ideal.

6.) Você tem uma mãe bonsai!

Agora você deve ter de 12 a 16 sessões principais, além de outras provenientes de nós inferiores. No total, pode haver 30 clones em potencial ou mais. Quaisquer que sejam realmente finos ou que cresçam no centro, recortem em um nó ou removem-os completamente, em vez de recolocarem estacas.

Aqui estão as mães bonsai em diferentes estágios


Na foto:

  1. O corte aparado de cima.
  2. Teve 2 conjuntos de estacas retiradas e está mais do que pronto para passar para um pote de 3 polegadas. Como você pode ver, é um pouco aquém do nitrogênio, e é por isso que é melhor transplantar em solo fresco após o primeiro conjunto de mudas.
  3. Esta planta mãe está em uma panela de 3 polegadas. Foram tomadas 12 estacas com 2 restantes para mostrar para onde cortar.
  4. Esta é uma mamãe de cinco anos que acabou de tirar 32 estacas e poderia fazer com que mais alguns pequenos pedaços de galhos fossem removidos. Ela está em uma panela de 1 litro e está desde os 3 meses de idade.

Observe como todos têm um centro aberto; isso permite a luz para o centro e para o exterior. Ele será preenchido entre a retirada de estacas, mas se for podado de volta a esse formulário, fará um crescimento melhor e mais uniforme, proporcionando mais estacas boas a cada vez.

Cuidados Gerais e Manutenção

As plantas-mãe precisam de nutrientes suficientes para mantê-las saudáveis. Alimente os nutrientes com meia força duas vezes por mês. Isso os mantém em boa saúde geral, mas não os alimenta em excesso. Se você deseja uma produção mais rápida a qualquer momento, mude para um feed de força total uma ou duas vezes. A cada 2 a 4 semanas, um novo lote de estacas é retirado, mesmo que não seja necessário, e apenas colocado na lixeira. Você pode pensar nisso como ter que cortar a grama e manter a mãe do mesmo tamanho e forma por anos. Como muito é retirado, eles podem ficar sem nutrientes macro e, a cada mês ou mais, aplicar um spray foliar ou uma dose leve de nutrientes. Julgue isso pela aparência das plantas e não por um cronograma.

Uma das principais coisas que todos os produtores precisam aprender é a observação cuidadosa e regular. Saber quando estão saudáveis ​​e perceber os primeiros sinais de deficiências.

 

Parte 2: Poda de raiz (renovação e manutenção)

As plantas-mãe dos bonsais precisarão de poda de raiz uma ou duas vezes por ano para permanecerem saudáveis. A frequência depende da intensidade com que são alimentados e da qualidade da sua água.

Nota: O método de poda das raízes permanece o mesmo, seja para manutenção de rotina ou renovação de uma planta doente.

Aqui, estamos lidando com uma planta-mãe de 7 anos de idade, que não foi cortada por quase um ano e foi deliberadamente negligenciada nas últimas 10 semanas para que você pudesse ver a recuperação.

Primeiro, reduza quase todo o crescimento superior de volta à estrutura principal dos galhos. Deixe um ou dois brotos pequenos na ponta de cada galho para tirar seiva e manter o galho vivo.


Não remova todos os brotos e brotos, porque isso geralmente causa "morte". Uma vez iniciado, a planta inteira geralmente morre dentro de um mês ou dois. Mas você é bom desde que deixe alguns brotos, mesmo que sejam amarelos por falta de N. Eles logo começarão a crescer e esverdear à medida que as novas raízes começarem a se formar!

Em seguida, o rootball deve ter 3/4 de polegada cortada de cada lado e uma polegada do fundo.



Isso reduz a bola de raiz de 4,5 x 4,5 x 4,5 polegadas para 3 x 3 x 3,5 polegadas de altura depois que o solo solto é raspado da parte superior.


Isso significa que dois terços do solo estão sendo substituídos. Um bom composto orgânico de força total é usado no repotting e leva apenas um dia ou dois para que as raízes realmente comecem a crescer no novo composto. É muito importante garantir que não haja espaços vazios ou vazios de ar ao embalar as laterais, use um lápis ou uma pequena batedeira, encha lentamente e com firmeza.


Coloque o fundo da raiz em cerca de 3/4 de polegada de composto, depois arrume as laterais e, finalmente, cubra a parte superior com 1/4 a 3/8 de polegada. Isso significa que a mãe é plantada 1/4 de polegada mais profunda toda vez que a poda de raiz é feita cerca de 1/2 polegada por ano. Daqui a alguns anos, cortarei verticalmente e dividirei a planta em duas, pois o ramo lateral terá seu próprio sistema radicular. Usando esse método, as raízes são substituídas constantemente e o tronco principal é substituído lentamente. Isso parece manter as plantas mãe bonsai saudáveis ​​por muitos anos.

A última foto é de 12 dias sob uma luz HPS após a poda da raiz e da parte superior. Conta a sua própria história! Já existem líderes legais suficientes para fazer 10 cortes bons.


A segunda mãe da nossa linha “ES” selecionada durou pouco mais de 15 anos usando esse método. Também guardei machos valorizados pela criação (plantas bonsai) neste tamanho de vaso e alguns têm mais de 5 anos de idade.

É isso aí. Você deve ter todas as informações necessárias para fazer e estacas de raiz em compostagem para fazer e manter plantas-mãe de bonsai. É fácil, experimente!

 

Parte 3: Como tirar clones das plantas-mãe dos bonsais

Esta seção cobre meu sistema de clonagem em detalhes, juntamente com um breve resumo sobre nossas plantas-mãe. Todo produtor pode obter os mesmos resultados imitando esse sistema orgânico fácil.


As plantas-mãe são mantidas para que suas raízes sejam restringidas usando a metodologia e técnicas padrão de bonsai. É um excelente método para manter as plantas-mãe por longo prazo e provou ser um sistema muito confiável desde que desenvolvemos esse método há 24 anos. O maior tempo que mantive uma mãe assim sem precisar ser substituída tem pouco mais de 15 anos.

Na média….

  • Substitua indicas puras a cada 3 anos
  • Substitua híbridos a cada 4 a 5 anos
  • Substitua sativas puras a cada 6 a 7 anos.

Obviamente, depende do cuidado que recebem e cada tipo de tensão é diferente. Hoje em dia, a maioria das plantas é híbrida e você não encontra muita coisa "pura", mas este pode ser um guia útil. As plantas masculinas podem ser mantidas da mesma maneira e, de fato, suportam mais abusos do que as plantas-mãe.

Caixa Meu Clone, Mãe e Pai

É um deck duplo com duas luzes de 4 pés x 2 pés, cada uma com luzes fluorescentes brancas frias de 4 x 40w.

Caixa de clone, mãe e pai

270 estacas enraizadas, em plugues prontos para entrar em vasos. 

Feche a bandeja superior direita


Uma das grandes vantagens do uso de plantas-mãe dos bonsais é que cada uma só precisa de no máximo 8 x 8 polegadas. Portanto, uma caixa de 2 pés x 2 pés x 2 pés de altura com uma lâmpada fluorescente de 4 tubos pode acomodar 9 mães. Chamamos as plantas que mantemos mães e pais; para não ser confundido com crisântemos 🙂

Uma vez li uma citação no High Times  que dizia que você tem degeneração genética mantendo as plantas-mãe por um longo período - isso é lixo total!

A degeneração pode certamente ocorrer se uma planta mãe é infectada com um vírus de reversão, mas os brotos produzidos hoje a partir de nossas plantas-mãe são tão potentes e cheirosos quanto quando foram cultivados a partir de sementes, há muitos anos. De fato, está melhor agora. Temos melhor iluminação e técnicas superiores de cultivo, permitindo que os clones expressem seu potencial mais plenamente.

Esta é a nossa maior planta mãe em uma panela de 1 litro (o maior tamanho usado). Com todo o crescimento máximo retratado, ela tem cerca de 30 cm de altura e está pronta para receber mudas. Inserção é um corte que está sendo cortado, veja abaixo.


Eu uso uma tesoura de ponta fina para aparar as plantas, elas são rápidas e fáceis de usar. Rápido o suficiente para fazer 2 a 3 cortes por minuto. Esqueça as histórias de que eles machucam o caule e causam podridão, é lixo! Eles precisam ser afiados, então compre um novo par e guarde-os apenas para esta tarefa. No que diz respeito à higiene, desde que todas as plantas-mãe estejam livres de vírus, basta colocá-las na máquina de lavar louça após cada sessão para se livrar do acúmulo de seiva. Isso os mantém gratuitos e fáceis de usar.

Como preparar as estacas (consulte a figura abaixo)

  1. Esta dica está pronta para se preparar para o enraizamento
  2. Corte a parte lateral e folheie o nó que deseja fazer o root.
  3. Corte logo abaixo do nó que deseja fazer o root.
  4. Mergulhe o nó aparado no hormônio de enraizamento.


Como inserir as estacas

  1. Use um pote quadrado de 3,5 polegadas para enraizar
  2. Encha com meio perlita e meio composto universal ou solo rico em vasos
  3. A mistura é pré-embebida em água dosada com 1 ml de 35% ou 2 ml por litro de 17,5% de H2O2 e 5 ml de Maxicrop Liquid Seaweed
  4. Em seguida, as estacas são inseridas no composto, 9 a 12 por vaso
  5. As estacas dibbed são então regadas usando uma rosa fina mesma mistura acima para acomodá-las.
  6. Cubra com um saco plástico e coloque-o sob iluminação constante 24 horas
  7. De preferência, iluminação fluorescente branca fria a 20 w por pé quadrado e a uma temperatura de 75 graus Fahrenheit.

Inserção de estacas e cobertura com saco

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

"Existem várias razões para não fazer o root diretamente nas bandejas".

Vamos olhar para o que precisamos de um corte enraizado ... Queremos um que seja adequado para crescer em um espaço confinado, ou seja, um vaso. Eles são o mais próximo possível. Para obter bons rendimentos com o crescimento, a uniformidade é a regra. Não é bom ter uma planta que produz 50 gramas quando seus 2 vizinhos produzem apenas 15 gramas cada. São ações idênticas, mas é o que geralmente é visto em crescer após crescer. É muito melhor tentar obter todas as plantas com uma média de 35 gramas dentro da capacidade da linha de estoque de uma planta que pode produzir 50 gramas.

Lembre-se de que estamos falando sobre o cultivo de compostos à base de solo ou compostos sem solo. O tipo de raiz que o corte produz é muito importante, muitas raízes finas são ideais, as raízes de âncora e de torneira são totalmente indesejadas ao crescer em uma panela. Lembre-se de que a quantidade de massa de raiz do alimentador afeta diretamente o potencial peso da colheita

Os vasos de 3,5 polegadas têm 4 polegadas de altura; a mistura de enraizamento é muito aberta com baixo teor de nutrientes. Isso incentiva o desenvolvimento inicial da raiz principal. Nem todas as estacas terão raízes ao mesmo tempo; portanto, quando são transferidas para as bandejas, as bolas de raiz são cortadas no mesmo tamanho e a raiz de torneira é removida, isso ajuda bastante na equalização dos clones. Uma vez transferidos como abaixo, eles tendem a ficar bem uniformes e a crescer rapidamente. Para mostrar o que estamos procurando, alguns clones equalizados cresceram e foram colocados em flor. Existem várias variedades nesse cultivo e não há mais do que uma polegada entre as plantas de cada variedade. Eles são colocados por variedade para criar um efeito de estádio e aproveitar ao máximo a luz.

Cerca de dez dias depois, as estacas serão enraizadas. A raiz é dividida suavemente, cada corte tem suas raízes aparadas para equalizar as estacas e ajustá-las à bandeja de encaixe! Para isso, são utilizados compostos de turfa ou fibra de coco com força total, usando fertilizantes orgânicos de base.

Em seguida, eles são recolocados na caixa Clone / Mãe por cerca de 5/6 dias, até ficarem completamente enraizados. Isso é muito importante em todas as etapas do repotting! As plantas totalmente enraizadas apenas saltam à frente quando seguem em frente - descobrimos que as plantas mudadas para vasos maiores muito cedo geralmente produzem de 25% a 30% menos peso final da colheita!

Movendo as estacas enraizadas para conectar as bandejas.

Alguns dias depois, estacas em bandejas prontas para passar para os primeiros potes.

Mostrando um recorte da bandeja de encaixe, totalmente enraizado e pronto para usar.


Estacas como essa podem ser retiradas de qualquer planta na fase vegetativa.
É isso aí ... você está pronto para crescer!